O PROFETA/NTUMUA MFUMU KIMBANGU
ESCOLHIDO DE NZAMBI/ DEUS NA TERRA KONGO KATIOPA/ AFRICA.
No dia 12 de setembro de 1887 (numa quarta-feira), nasceu um menino na aldeia de NKAMBA na República Democrática do Congo ou na região do Kongo Central (coração de África), filho de Papa KUYELA (vindo de Congo-Brazzaville) e de Mamã LUEZI (oriundo da R. de Angola, descendente da família de KIMPA VITA, refugiada no Congo Democrática, ex. Zaïre), desde muito cedo, torna-se órfão de mãe, 4 meses, após nascimento, seu pai entrega-o a tia materna, Mamã Kinzembo. A sua omnipotência, tal como, a omnisciência, nota-se de imediato durante a sua infância perante a admiração de todos. O menino crescia e fortalecia-se em espírito, cheio de sabedoria e a graça de Nzambi a Mpungu Tulendo/Deus estava com ele.
Mfumu Kimbangu casou com Mama Muilu Marie Kiawanga no dia 4 Julho 1915 na igreja protestante da sua aldeia de Kamba, estiveram três (3) filhos :
- Charles Kisolokele Lukelo nascido aos 12 Février 1914
- Paul Salomon Dialungana Kiangani nascido aos 25 Maio 1916
- Joseph Diangienda Kuntima nascido aos 22 Março 1918.
Mfumu Kimbangu era catechista na missão protestante de Nkamba,como todo Kongo,cristianizado e batizado,foi dado o nome de simão e tornou SIMÃO KIMBANGU entra o nome da colonizacao.
No dia 06 de abril de 1921,data em que recebeu a missão de Nzambi a Mpungu Tulendo/Deus, como representante do povo Kongo Katiopa/Africa para salvação, renunciou o cristianismo e foi expulsado na igreja protestante.
Ele foi expulso na igreja protestante porque o seu ensinamento era diferente e enterpretava a biblia da sua maneira e questionava os missionarios sobre o amor de Deus diante dos Homens,acusando o ensinamento biblico com o comportamento dos missionarios.
A missão de Mfumu Kimbangu era baseada na reabilitacao e na valorização do homen africano, uma continuidade da missão de mama VITA KIMPA, levatando no engajamento para dizer NÃO aos inimigos dos africanos, ele disse NÃO aos colonos e disse NÃO aos imperialistas " UMA DESOBEDËNCIA TOTAL DAS INJUSTICAS COLONIAIS EM AFRICA ".
Mfumu Kimbangu, comecou a invocar o nome de NZAMBI A MPUNGU TULENDO,O DEUS TODO PODEROSO, dai deixou de ser chamado com o nome de Simão,retomou o seu nome de MFUMU KIMBANGU.
Muitos,hoje tem publicado falsas informações dizendo que o Mfumu KIMBANGU foi enviado de JESUS,e que operava milagres em nome de JESUS utilizando a biblia.
Mfumu Kimbangu foi um homem igual como tu e eu,a unica diferença ele foi escolhido pelo espirito divino/ Nzambi a Mpungu Tulendo, como representante dos povos de Africa para a salvação como ja disse.
Ele não é Deus,como pode afirmar muitos pelos fanatismo das suas obras aqui na terra,so posso afirmar que ele é mini Deus sendo homem feito a imagem de Deus.
Ele não é enviado de Jesus Cristo,nem foi enviado, ele foi escolhido diante dos povos de Africa; Se Mfumu Kimbangu ensinava que Jesus é o Salvador, tal como se ensinavam nas igrejas dos colonizadores, não haveria motivo para que fosse aprisionado durante 30 anos até a morte.Muitos tem intenções de associar as suas obras,atribuindo-as no cristianismo isso foi a manipulação colonial para desviar o povo africano da verdadeira missão de Mfumu Kimbangu.
Sim Mfumu Kimbangu lia a biblia para denunciar e monstrar provas aos seus seguidores das mentiras dos missionarios e da governação colonial.
Este livro servia como uma arma poderosa utilizado pelos colonialistas para adormecer o homem africano a aceitar o sofrimento,a dominação e todo tipo de violência contra o povo em geral, lhes prometendo um bom lugar no paraîso pela obedência.
Mfumu KIMBANGU nao utilizava a biblia como livro sagrado como afirma muitos cristão escondidos atraz de Mfumu Kimbangu.
Mfumu KIMBANGU é representante légal/Ntumua do pai criador do céu e da terra/ NZAMBI A MPUNGU TULENDO.
Mfumu KIMBANGU nunca operou Milagres en nome do mestre JESUS.
Mfumu Kimbangu, quando fazia milagres dizia: SANSUKA YE SAKUMUKA MUNA ZINA DIA NZAMBI A MPUNGU TULENDO que quer dizer seja curado e abençoado em nome de DEUS TODO PODEROSO.
Mfumu KIMBANGU, na sua missao operou muitos milagres, ressucitou os mortos ,curou milares de doentes...,neste periodo houvia poucos hospitais,em muitas localidades não havia Hospitais,nem postos de saude,até a frequencia de multidão nesses hospitais baixou, a maioria da população se dirigia na aldeia de Nkamba onde Mfumu Kimbangu operava diversos milagres,as pessoas vinham de varios pontos: Kongo brazzaville, Kongo Kinshasa,Kongo Angola,Gabão, camerões e outros paises de Africa.
Nesta altura muitas igrejas estrangeiras/CRISTÄS começaram a fechar as suas portas devido a pouca frequencia dos seus adeptos,porque a multidão seguia os ensinamentos do representante de Nzambi a Mpungu Tulendo, Mfumu Kimbangu, o povo começou a recuperar a sua espiritualidade,a sua crença e cultura.
Mfumu Kimbangu não fundou uma igreja em seu nome,ele não fundou a igreja cristã Kimbanguista, pois deixou de ser cristão quando foi expulso na igreja dos missionarios,mas sim ele foi Ngudi a Nganga /Grande Sacerdote da crênça Nzila Kongo, escolhido por Deus para guiar o povo Kongo Katiopa/Africa, ele so pregava da unidade,falando em Kikongo "Tukala Kintuadi ",onde nasce o nome dessa unidade de Kongo de KINTUADI. < Zi Ngunza >
Com o odio das igrejas cristâs,assim que do governo colonial Belga,Mfumu Kimbangu começou a ter problemas, acusado de desobedencia as autoridades coloniais e influênciar o povo na desobedencia,contra a religião colonial e contra os governos coloniais em Africa.
No dia 12 de setembro de 1921, MFUMU KIMBANGU, entrega-se voluntariamente às autoridades coloniais belgas,acorretado e é imediatamente preso até dia 12 de outubro de 1951 data da sua morte, Mfumu KIMBANGU fez 30 anos de prisão.
Trinta e sete mil (37.000) famílias foram deportados entre 1921 e 1951 para a mesma causa religiosa por meio do trabalho da unidade KINTUADI que Mfumu Kimbangu ordenou na sua ausência. < Ref I.J.C.S.K >
KINTUADI ou os grupos de unidades/Ngunza entraram na clandestinidade devido as perseguições coloniais na terra Kongo ( Angola, Congo Belga,Congo Frances, Gabão..),praticamente o Kintwadi deixou de existir.
Na ausência do pai (Mfumu Kimbangu),os seus filhos foram levados pelos missionarios na missão Catolica onde estudaram e foram idoutrinados no cristianismo.
Depois da morte de Mfumu Kimbangu no dia 24 de dezembro de 1959,Papa Joseph Diangienda Kuntima fundou a Igreja Kimbanguista (I.J.C.S.K = Igreja de Jesus Cristo Simão Kimbangu), foi reconhecida pelo poder colonial, em igualdade de condições com as igrejas católicas e protestantes. Ele tornou o chefe espiritual e representante legal,também como a autoridade suprema dessa nova igreja cristâ(I.J.C.S.K) na terra Kongo.
Os antigos Ngunza de grupo Kintwadi não aceitaram a nova ideologia do filho do profeta Papa Diangienda.
Daï em 1959, houve separação dos adeptos de Mfumu Kimbangu:
1 - Papa Diangienda fundou a igreja de Jesus Cristâ na terra pelo profeta Simon Kimbangu (I.J.C.S.K).
2 - Os antigos Ngunzas que trabalharam directamente com Profeta Kimbangu, formaram o grupo KINTUADI KIA ZI NGUNZAo (Nzila Kongo),aonde nasceu o Bundu dia Kongo( BDK), VUVAMU, ACK.....
Nessa igreja Kimbanguista fundado pelo filho de Mfumu Kimbangu,Papa Diangienda Kuntima não há Kimbanguismo, mas sim o Cristianismo enrolado, isso é apenas a verdade e só a verdade.
A Igreja de Jesus Cristo Simão Kimbangu tornou propriedade familiar de filhos,netos e bisnetos do profeta Mfumu Kimbangu,negando Nkamba nome tradicional, essa sede foi denominado NOVA JERUSALEM em Africa.
DEUS colocou em cada grupo humano um representante:
Povo Europeu/Romano/Isräel: JESUS DE NAZARE
Povo Arabe : MOHAMED
Povo Asiatico : BUDHA
Povo Indiano : CRISHINA
Povo Africano : MFUMU KIMBANGU E OUTROS NGUNZAS
Diga uma palavra sobre este grande Homem de renascimento da espiritualidade Africana: NZAMBI A MPUNGU TULENDO
YINGETA ; YINGETA ; YINGETA.
COMENTAS !!!
O Pensador/Muntu : Tuzolana Cia
Ubuntu
0 Comentários