A "corrida" de táxi, popular transporte de serviço público informal, poderá subir até 20 por cento, para 120 kwanzas, devido aos efeitos acumulados de três aumentos dos combustíveis em sete meses.
A informação consta de um memorando do Ministério das Finanças sobre o ajustamento no preço dos derivados do petróleo, depois do aumento dos combustíveis a 30 de Abril, e invoca uma fórmula definida para a correlação entre o ajuste dos preços do gasóleo e a formação da tarifa do táxi.

"Ainda que para tal tomássemos os efeitos cumulativos dos últimos ajustes de Setembro e Dezembro e considerar o presente ajustamento, a tarifa não ascenderia os 120 kwanzas por corrida", lê-se no documento, que também admite, tendo em conta apenas o último aumento dos combustíveis, uma subida de 5,13 kwanzas na tarifa.

"Os dados mostram que os aumentos da tarifa com base nos aumentos do preço do gasóleo não são tão significativos", observa o documento, a que a Lusa teve acesso.

O último dos três aumentos dos preços dos combustíveis, provocado pela redução na subvenção do Estado ao sector, aconteceu na noite de 30 de Abril, mas a tarifa oficial nos 'candongueiros' (também conhecido como táxi em Angola) permanece nos 100 kwanzas por viagem.

O preço desta "corrida" está hoje abaixo do preço do litro de gasolina na venda ao público, que agora é de 115 kwanzas, e ligeiramente acima do de gasóleo, comercializado a 90 kwanzas. Nos últimos sete meses, o preço do litro de gasolina subiu 91%, enquanto o do gasóleo aumentou 125%.

"Estamos preocupados com os aumentos dos combustíveis, já que hoje o combustível chega a ser mais caro do que a nossa tarifa", apontou o presidente da Associação de Taxistas de Luanda, Manuel Faustino, que a 04 de Maio iniciou contactos com o Ministério das Finanças para analisar as mexidas nas tarifas.

Apesar do apelo lançado contra a "especulação nos preços", na capital angolana já surgem relatos de "corridas" mais curtas e aumentos de preço, apesar de as tarifas terem um valor oficial. Ainda assim, os profissionais do táxi avisam desde já que a estrutura de custos deste serviço foi fortemente alterada nos últimos meses, pelo que é necessário "actualizar as tarifas".

Os preços dos combustíveis - tabelados pelo Governo - estavam inalterados desde 2010, quando, em Setembro último, se deu o primeiro aumento, com o Estado a começar a reduzir os subsídios. Até às 23:00 de 30 de Abril, o litro de gasolina estava a ser vendido a 90 kwanzas e o de gasóleo a 60 kwanzas. Com esta nova alteração, a gasolina passou a ser vendida em regime de preço livre, até 115 kwanzas (94 cêntimos) por litro, sem qualquer subvenção estatal.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, garantindo 1,8 milhões de barris por dia, mas devido à falta de capacidade nacional de refinação, o país precisa de importar dois terços dos combustíveis e derivados para consumo.


Angola: "Race" cab can rise to 120 kwanzas

The "race" taxi, popular transportation informal public service, may rise up to 20 percent to 120 kwanzas, due to the cumulative effects of three raises fuel in seven months.
The information contained in a memorandum from the Ministry of Finance on the adjustment in the price of petroleum, after the rise in fuel to 30 April, and invokes a set formula for the correlation between the adjustment of diesel prices and the formation of the rate the taxi.

"Even for this we took the cumulative effects of past adjustments September and December and considering this adjustment, the tariff does not ascend the 120 kwanzas per race," reads the document, which also admits, taking into account only the last increase fuel, a rise of 5.13 kwanzas in the rate.

"The data show that the rate increases based on the diesel price increases are not as significant," notes the document, the Lusa had access.

The last of the three increases in fuel prices, caused by the reduction in grant from the State to the sector, happened on the night of April 30, but the official rate in 'candongueiros' (aka taxi in Angola) remains in the 100 kwanzas per trip .

The price of this "race" is now below the price of a liter of petrol on sale to the public, which now is 115 kwanzas, and slightly above the diesel sold at 90 kwanzas. In the last seven months, the price of a liter of gasoline rose 91%, while diesel rose 125%.

"We are concerned about increases in fuel, since today the fuel can be more expensive than our fare", said the president of the Association of Taxi Drivers of Luanda, Manuel Faustino, the May 4th initiated contacts with the Ministry of Finance to analyze disturbed in rates.

Despite the appeal against "speculation in prices", in Luanda arise already reports of "races" shorter and price increases, although the rates have an official value. Still, professionals warn taxi straight away that the cost structure of this service has been strongly affected in recent months, it is necessary "to update the rates."

Fuel prices - tabulated by the Government - were unchanged from 2010 when, last September, the first increase occurred with the state to start reducing subsidies. Until 23:00 of April 30, a liter of gasoline was being sold at 90 kwanzas and diesel to 60 kwanzas. With this new amendment, gasoline went on sale in free price system, up to 115 kwanzas (94 cents) per liter without any state subsidy.

Angola is the second largest oil producer in sub-Saharan Africa, providing 1.8 million barrels per day, but due to lack of domestic refining capacity, the country needs to import two-thirds of fuels and refined products for consumption.