Segundo o documento, a reestruturação em curso há 17 meses entra agora numa nova fase, com desafios bem definidos e que exigem não só o reforço, como também uma maior especialização dos elementos deste Conselho.
As áreas críticas para o sucesso do processo de transformação da Sonangol estão claramente identificadas e serão atribuídos administradores totalmente focados e com um profundo conhecimento dos respectivos dossiers.
O alargamento da equipa de gestão, e a especialização da mesma, vai permitir um maior envolvimento diário nas operações e uma intervenção mais célere perante os desafios que se apresentam.
“O contexto económico em que operamos é complexo e exigente, pelo que precisamos de reforçar a nossa capacidade de adaptação, a agilidade e a proactividade, através de uma maior divisão de pelouros e, assim, de uma maior capacidade de actuação”, lê-se na nota de imprensa.
Assim, serão integrados no Conselho de Administração os elementos e as áreas abaixo referidos:
Emídio Pinheiro, que assumirá funções nas áreas que não são o negócio principal da Sonangol, nomeadamente a gestão da Sonangol Holdings e Indústria, contribuirá com trinta anos de experiência ganha no sector da banca e dos seguros, com destaque para o Banco BFA onde foi presidente da comissão executiva.
Ivan Sá de Almeida, que irá exercer funções nas áreas relativas à produção e exploração, aportando os conhecimentos adquiridos com a sua formação académica feita nos Estados Unidos e uma experiência de dezoito anos iniciada na Sonangol e prosseguida, até esta data, numa empresa petrolífera líder norte-americana com operações em Angola.
Susana Almeida Brandão, que assumirá funções de coordenação da área jurídica, vai trazer competências resultantes da sua experiência internacional.
Os restantes administradores, que se mantém em funções, verão os seus pelouros mantidos ou reajustados em obediência aos princípios de eficiência e racionalidade que norteiam esta alteração ao Conselho de Administração.
De acordo com a nota, esta será uma equipa reforçada em prol de uma Sonangol mais forte e dinâmica.
Biografias profissionais dos novos administradores da Sonangol
Emídio Pinheiro, Economista, licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, com MBA pela Universidade Nova, complementado com uma formação avançada em gestão pela Kellogg School of Business da Northwestern University.
Tem 30 anos de experiência no sector da Banca e Seguros, distinguidos em diversos momentos por entidades especializadas na avaliação de empresas. Ganhou vários prémios de gestão, dos quais se destacam o “The Banker” – O Banco do Ano e o prémio Sirius “Melhor Empresa do Sector Financeiro” pela Delloite.
Um profissional de excelência, reconhecido pela sua capacidade de liderança, profissionalismo e integridade que pauta a sua carreira por desafios crescentes, tendo sempre mantido a sua ligação à Universidade por considerar o desenvolvimento dos jovens quadros uma realidade inerente ao sucesso das instituições.
Ivan Almeida, formado em Geociências com Distinção pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.
Tem 18 anos de experiência no sector petrolífero, tendo iniciado a sua carreira na Sonangol como técnico especialista onde o seu extraordinário desempenho leva ao convite por parte da ESSO Exploration Angola, a integrar os seus quadros.
Ivan Almeida tem sido continuadamente reconhecido pelo seu excelente desempenho nas áreas técnicas de Upstream, nomeadamente geociências, exploração, desenvolvimento e operações, ocupando hoje uma posição de destaque na gestão da ESSO.
Na Esso tornou-se um quadro multinacional com projectos técnicos em Houston, Brasil e Moçambique.
De realçar o seu destacado contributo no desenvolvimento de estudos em blocos de especial relevância em Angola.
Susana Brandão, licenciada em Direito, pela Universidade Clássica Portuguesa tem vindo a especializar-se, ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira, em áreas críticas do Direito, nomeadamente na estruturação e execução de projectos de investimento, estruturação e reestruturação societárias, fusões e aquisições.
A sua carreira pauta-se pela passagem por três dos mais reconhecidos escritórios de renome internacional, tendo sido exposta a dossiers de elevada complexidade jurídica.
Experiência internacional em diversos continentes, tendo passado por Portugal, Macau, Cabo Verde e Angola.
Uma sólida experiência em Angola reforçada pelo conhecimento do sector têm sido pilares para o seu destaque no processo de reestruturação da Sonangol.
0 Comentários