A provedora de TV satélite, ZAP, pertencente a filha do presidente de Angola, Isabel dos Santos, foi alvo de críticas na manhã de 14.03.2017, quando surgiram denúncias na rede social Facebook dando conta que havia encerrado os dois canais da televisão portuguesa SIC, que são considerados críticos ao regime angolano.

O jornal Folha 8, em Luanda, averiguou as denúncias e constatou que os mesmos canais, nomeadamente a número 12 (SIC Internacional) e a número 17 (SIC Notícias) estavam fora do ar (encerrados).

No entanto, o canal 13, SIC Mulheres, que também pertence à TV portuguesa continuava no ar, na grelha de canais da provedora de TV satélite ZAP.

“ASSALTO AO CANAL. Tenho a impressão de que a SIC Notícias sumiu do pacote premium da Zap. Não acredito que só esteja a acontecer comigo. Agora tenho a BAND NEWS no canal 17. Mas é assim mesmo que se fazem as coisas. Nem uma informação ao consumidor,” denunciou o usuário do Facebook, Dani Costa.

Para justificar a decisão, a ZAP está a invocar, junto dos assinantes, questões contratuais. Contudo, a SIC é alheia à decisão da ZAP. Em Angola e em Moçambique, a SIC Notícias e a SIC Internacional continuam a ser emitidas pela DStv, um outro distribuidor de televisão.

Fonte: folha8 / Sic