Nas periferias de Luanda – Carne de gato substituiu bacalhau na ceia de Natal

Angolanos Actualizados II

Segundo uma matéria divulgada pelo jornal Opaís, em alguns locais da cidade de Luanda a carne de gato foi o principal ingrediente na ceia de Natal, em substituição do tradicional bacalhau.


Leonardo dos Santos, um dos integrantes do grupo de moradores do bairro 30, na comuna do Benfica, no município de Belas, em Luanda, apontou a incapacidade financeira de comprar o peixe tradicionalmente utilizado no jantar especial da noite de Natal como uma das principais razões que os levaram a recorrer à carne de gato

A mesma fonte contou que muitos dos jovens do referido bairro já fazem uso da carne de gato há algumas semanas, mas só decidiram assumir “oficialmente” na época natalícia, em função dos preconceitos de que têm sido vítimas por parte da vizinhança. “Nós consumimos normalmente porque é uma carne saudável e tudo que se diz a seu respeito é mito.

É um animal como outro qualquer”, frisou Leonardo. Apesar de a carne ser usada na maioria das vezes em convívio de amigos, muitos deles conseguiram influenciar os familiares a aderirem ao consumo, como é o caso do jovem Valério, que assumiu-se como um dos impulsionadores do consumo de gato na zona.